Home

Blog Ideias Luminosas

SOFISTICAÇÃO E CONFORTO: DESTAQUE À LUZ NA REFORMA

SOFISTICAÇÃO E CONFORTO: DESTAQUE À LUZ NA REFORMA

“Uma boa iluminação proporciona conforto, tanto para os momentos mais práticos e funcionais do dia a dia, quanto para os momentos de relaxar e aproveitar o ambiente”. Foi seguindo esse conceito que a arquiteta Tamara Rodriguez projetou a reforma da área social de um apartamento com mais de 20 anos de história.

Além do conforto, a ideia da reforma era criar um ambiente em que os moradores se sentissem à vontade e com o qual se identificassem. Para isso, a arquiteta tinha o desafio de “mesclar estilos clássicos e aconchegantes, com um toque arrojado. Sentimento de casa que acolhe e, ao mesmo tempo, que surpreende e encanta”, afirma Tamara.

Utilizando tons claros e neutros, com alguns detalhes em cores escuras, a iluminação ganhou destaque na criação de efeitos nos ambientes. “Toda em LED de tons quentes, destacando objetos e revestimentos, a luz possibilitou criar diferentes cenas para os moradores”, diz a arquiteta, que investiu em rebaixo de gesso e retroiluminação com fitas LED nas sancas como um dos recursos para reinventar as salas de estar, jantar e o hall de entrada.

Segundo Tamara, “a iluminação, além de ser essencial para a funcionalidade dos ambientes, tem a importância de destacar objetos especiais da decoração, revestimentos, e criar cenários nos ambientes, de acordo com a atividade do momento. Especialmente nos ambientes integrados”. Para esse destaque, a arquiteta escolheu as lâmpadas AR70 da Stella, que criam efeito de luz sobre a parede com revestimentos.

Na iluminação geral, as lâmpadas dicroicas GU10 foram as eleitas, aplicadas em embutidos no gesso. Para a iluminação decorativa, no entanto, a arquiteta optou por elementos alinhados com o conceito do espaço. “O pendente da mesa de jantar, por exemplo, foi escolhido por ser uma peça de cristal, remetendo ao clássico, porém com design mais clean e contemporâneo. Foi esta mistura que buscamos para o conceito deste projeto, em combinação com requinte e funcionalidade”, explica Tamara, referindo-se ao pendente com cristais translúcidos da Stella.

Para a sala de estar, em busca de manter uma composição entre os elementos de iluminação decorativa, Tamara escolheu semiembutidos de cristal, que mantém o charme do material, mas não tiram o destaque do pendente da sala de jantar. Especificando Stella em todo o projeto, a arquiteta afirma que a relação de confiança com a marca é um diferencial: “Especifico Stella pois sei da qualidade dos produtos e da garantia que oferecem. Além do design, é claro”, complementa.

galeria

foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
foto da galeria
27 de Outubro de 2017